ESTUDO

 

                             O DÍZIMO.



Primeiro vamos ver o que significa a palavra dízimo no dicionário:

 

Dízimo : A décima parte, tanto das colheitas como dos animais, que os israelitas ofereciam a Deus.

 

Levíticos 27: 30-32

30 Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores são do Senhor; santas são ao Senhor.
31 Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará o seu quinto sobre ela.
32 No tocante a todas as dízimas de vacas e ovelhas, de tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.
33 Não esquadrinhará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se em alguma maneira o trocar, o tal e o trocado serão santos; não serão resgatados. 34 Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.

 

O dízimo era usado para o sustento dos levitas:

 

Números 18: 21-24

 

21 E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, o ministério da tenda da congregação.
22 E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.
23 Mas os levitas administrarão o ministério da tenda da congregação e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdarão.
24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdareis.

 

O dízimo era também usado para o sustento do estrangeiro, do órfão e da viúva:

 

Deuteronômio 14: 28-29

 

28 Ao fim de três anos, tirarás todos os dízimos da tua novidade no mesmo ano e os recolherás nas tuas portas.
29 Então, virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão, para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em toda a obra das tuas mãos, que fizeres.


         Os pastores usam a passagem de Mateus 5: 17- 18, para justificar a cobrança do dízimo:

 

17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que
tudo seja cumprido.


          Com essa passagem querem justificar que Jesus confirma o cumprimento da lei, só que Jesus está falando dele mesmo.

Aqui vemos mais alguns versículos que confirmam as profecias que Jesus tinha que cumprir:


Lucas 24: 25-27

25 Então Jesus lhes disse: – Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!
26 Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória. 27 E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas.

 

Lucas 24: 44

44 Depois disse: – Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.


            Ele veio pra cumprir o que estava escrito na lei e nos profetas sobre Ele, a obra que tinha que fazer. Quando Jesus diz que nem um jota ou um til não se omitirá da lei, Ele está falando dele mesmo, ou seja tudo que estava escrito dele seria cumprido. Enquanto Jesus ainda não tinha feito o sacrifício na cruz a lei estava valendo, mas quando Ele disse na cruz está consumado, estabeleceu-se a graça de Deus, veja o que diz a passagem a seguir:


João 19: 28-29

28 Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.
29 Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca.
30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

 

Veja agora esta passagem:


Mateus 27: 51-53

51 E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.
52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
53 E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos.


          Aqui foi instituída a graça de Deus, abolindo assim a lei. Jesus cumpriu tudo o que estava escrito sobre Ele e para Ele.

O Senhor Jesus disse para dar de graça o que recebeste de graça, veja a passagem a seguir:


Mateus 10:8

8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.


Gálatas 3: 10-14

10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
11 E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
12 Ora, a lei não é da fé, mas o homem que fizer estas coisas por elas viverá.
13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
14 para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito.

 

       Veja o que diz no versículo 10, que é maldito quem não permanecer em todas as coisas da lei, ou seja, quem obedece a lei do dízimo tem que obedecer o resto da lei também.

 

Efésios 2; 15-16

15 na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
16 e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

 

Gálatas 4: 4-5

4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
5 para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

 

Romanos 10: 4

4 Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.


VAMOS ENTENDER O QUE DIZ MALAQUIAS 3:10-11.


10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.
11 E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.

 

        O texto de Malaquias fala do Templo-Estado. Tem seu próprio contexto histórico, do qual não se pode fugir a fim de entendê-lo; além disso, não se pode ser ‘seletivo’ em relação a que parte de Malaquias gostamos mais... Os crentes parecem só gostar dos ‘dízimos’ em Malaquias.
A palavra de Malaquias se dirige a Israel em relação ao Templo-Estado, e sua necessidade de ser mantido após o cativeiro em Babilônia.
A Igreja, todavia, não é assim!
Ao escolhermos, seletivamente, Malaquias como o Santo das Contribuições, sem o sabermos, estamos dizendo quatro coisas:

> Nosso desejo de que a Igreja esteja para a sociedade assim como o Templo-Estado estava para a população de Israel.
>Nossa seletividade arbitrária quanto a determinar o que na Lei nos é conveniente.
>Nossa incapacidade de ver que Malaquias 3 tem sua atualização na Graça em II Co 8 e 9.
>Nossa ênfase na idéia de que aquele que não contribui é ladrão, põe aqueles que “cobram” no papel de sacerdotes-fiscais dos negócios de Deus na Terra.


        O grande medo das pessoas é o devorador que diz no versículo 11, e certamente você já ouviu vários pregadores afirmarem que este devorador é o diabo , não é mesmo? Só que eu vou te provar que este gafanhoto não é o diabo e sim uma espécie de gafanhoto, veja neste versículo a seguir:

 

Levíticos 11: 21-22

21 Mas isto comereis de todo o réptil que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.
22 Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, e o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, e o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.

 

       O povo tinha que obedecer a lei sob maldição de um castigo de terem os seus mantimentos sendo consumidos por animais devoradores, se tiver dúvidas confira os versículos na sua bíblia.

 

      Outra desculpa de alguns pregadores é que naquele tempo não existia dinheiro e por isso Deus pediu o dízimo em alimentos e gado, será ? Vamos conferir:

 

Gênesis 42: 28

28 E disse a seus irmãos: Devolveram o meu dinheiro, e ei-lo mesmo aqui no meu saco. Então, lhes desfaleceu o coração, e pasmavam, dizendo um ao outro: Que é isto que Deus nos tem feito?

 

Gênesis 43: 22

22 Também trouxemos outro dinheiro em nossas mãos, para comprar mantimento; não sabemos quem tenha posto o nosso dinheiro nos nossos sacos.

 

Gênesis 47: 14

14 Então, José recolheu todo o dinheiro que se achou na terra do Egito e na terra de Canaã, pelo trigo que compravam; e José trouxe o dinheiro à casa de Faraó.

 

Êxodo 22: 25

25 Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporás usura.

 

Deuteronômio 24: 15

15 Pague o salário dele no mesmo dia, antes do pôr-do-sol, pois ele é pobre e espera ansioso pelo dinheiro. Se você não pagar, ele gritará a Deus, o Senhor, contra você, e você será culpado de pecado.

 

 

       Nós vimos no começo do estudo que Deus pediu o dízimo das plantações e do gado e não dinheiro, embora o mesmo já existisse, se Deus não pediu dinheiro como dízimo para os israelitas porque pediria de nós que não estamos de baixo de lei judaica e sim debaixo da graça de Deus.


Vamos ver o que Deus quer de nós na graça que vivemos agora ?

 

2 Corinthios 9: 6-9

6 Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito.
7 Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
8 E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras.
9 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Ele dá generosamente aos pobres e a sua bondade dura para sempre.”


Veja esta passagem e analise se tem sentido o dízimo ser dinheiro:


Deuteronômio 14: 24-26

24 Mas, se o lugar de adoração ficar muito longe, e for impossível levar até lá a décima parte das colheitas com que Deus os abençoou,
25 então façam isto: vendam aquela parte das colheitas, levem o dinheiro até o lugar de adoração que o Senhor tiver escolhido
26 e ali comprem tudo o que quiserem comer: carne de vaca ou de carneiro, vinho ou qualquer outra coisa que desejarem. E ali, na presença do Senhor, nosso Deus, vocês e as suas famílias comam essas coisas
e se divirtam à vontade.


        Percebeu? Deus manda vender o dízimo por dinheiro, e quando chegar no lugar comprar o que eles quisessem e se divertirem. Você consegue perceber o engano que vem desde muito tempo. Se dízimo fosse dinheiro, como eu venderia dinheiro por dinheiro? O problema é a grande corrupção que existe hoje por causa do aumento da iniqüidade e o esfriamento do amor, Jesus disse isso em:

 

Mateus 24: 12

12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará.

 

Alguns pregadores usam também esta passagem pra justificar o dízimo:

 

Mateus 23: 23-24

23 – Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras.
24 Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo!

 

           Nesta passagem, eles dizem que Jesus confirma a prática do dízimo mas não é isso. Jesus repreende os fariseus hipócritas porque eles se preocupavam em dar o dízimo de tudo que existia mas não cumpriam o principal da lei, a justiça , a misericórdia e o amor. Lembremos que Jesus ainda não tinha ido a cruz , portanto a lei ainda estava em vigor, só que depois do sacrifício na cruz, olha o que aconteceu:

 
Hebreus 7: 11-14

11 A lei que o povo de Israel recebeu se baseava no sacerdócio dos levitas. Ora, se o trabalho dos sacerdotes levitas tivesse sido perfeito, não haveria necessidade de aparecer outro tipo de sacerdote, da ordem do sacerdócio de Melquisedeque e não da ordem de Arão.
12 Pois, quando se muda o sacerdócio, a lei também precisa ser mudada.
13 E o nosso Senhor Jesus, a respeito de quem são ditas essas coisas, pertencia a outra tribo. E nenhum membro dessa tribo jamais serviu como sacerdote.
14 É sabido que, por nascimento, Jesus, o nosso Senhor, pertencia à tribo de Judá, e Moisés não disse nada dessa tribo quando falou a respeito de sacerdotes.

 

          Percebeu o versículo 14 ? O sacerdócio agora é de nosso Senhor Jesus Cristo e Ele, segundo a carne é descendente de Davi, que é da tribo de Judá, que não tinha parte com o sacerdócio do povo israelita que era da tribo de Levi, confirmamos com isso o que diz o versículo 12, estamos em outro sacerdócio, o da graça.

 
Ainda alguns usam a passagem de Ananias e Safira, vamos conferir?

 

Atos 5; 1-5

1 Mas um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade
2 e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3 Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade?
4 Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou.

        
Repare que o versículo 2 não fala em dízimo e sim em parte e que eles tinham a liberdade de ofertar ou não, de maneira nenhuma era imposto a obrigação como se faz hoje com os dízimos, que você é chamado de ladrão quando não dá. O grande problema foi a mentira deles, veja o versículo 3 e 4.
Ananias e Safira foram disciplinados pela Liberdade que nasce da verdade e não a fim de gerar medo legalista na Igreja. Eles morreram por terem traído a Graça de dar ou não dar, ser ou não!
Eram livres para não dar, não para mentir ao Espírito Santo!
Dar não os tornaria maiores!
Não dar não os tornaria menores!
Mentir a Deus os destruiria!
Deus ama a quem dá com alegria!
O que passar disso é "negócio" feito em nome de Deus e que se alimenta da culpa que se põe sobre os ombros ignorantes de quem não sabe que em Cristo tudo já está Consumado!
Portanto, não há barganhas a fazer!
Não creio que Deus deseje que ninguém contribua com qualquer que seja a causa sem amor. Por medo, nada adiantará.

 

Tito 2: 11-14

11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
12 ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente,
13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo,
14 o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.


PORTANTO DEIXEMOS DE LADO O ENGANO E PRATIQUEMOS AQUILO QUE NOS É IMPOSTO PELA GRAÇA DE DEUS E NÃO PELA LEI JUDAICA..

A CONCLUSÃO É QUE VOCÊ PODE DAR 5, 10, 15 OU 20 POR CENTO, SÓ QUE DÊ COM LIBERDADE E NÃO POR OBRIGAÇÃO.

 

Por Irmão Eduardo Silper